Abril Azul: Conscientização do câncer de esôfago

Hospital Amaral Carvalho alerta para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce
Neste mês é celebrada a campanha Abril Azul, voltada para conscientização e prevenção do câncer de esôfago, órgão na forma de um tubo que leva o alimento da boca até o estômago. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o nona mais incidente na população mundial e acomete duas vezes mais os homens do que as mulheres.
No Hospital Amaral Carvalho, segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer, foram registrados 2.650 casos da doença. Desses, 86% são em homens e cerca de 37% dos casos foram contabilizados na faixa etária de 55 a 69 anos.
De acordo com o médico cirurgião do departamento de cirurgia abdominal do Hospital Amaral Carvalho, Eduardo Pracucho, existem dois tipos principais de câncer de esôfago: o adenocarcinoma, que surge na porção inferior do órgão e tem como fatores de risco a obesidade e a doença do refluxo gastroesofágico; e o carcinoma espinocelular, que ocorre principalmente na porção superior e média do órgão, relacionado com o hábito de fumar e o consumo abusivo de bebida alcoólica.
“Em fases iniciais, o câncer de esôfago não apresenta sintomas. Porém, à medida em que ocorre seu crescimento, o paciente se queixa de disfagia, isto é, dificuldade para engolir ou ainda uma sensação do alimento enroscar quando come, precisando empurrar com líquidos durante a alimentação. Muitos vão se acostumando com o hábito e por esse motivo, a maioria deles chega para o tratamento em fases mais avançadas, quando o paciente já não consegue mais engolir”, explica.
O diagnóstico é feito por meio de exame de endoscopia digestiva alta. “O sucesso do tratamento aumenta quando a doença é descoberta logo no início. Por isso, o rastreamento preventivo com médico especialista é fundamental, principalmente naqueles pacientes que apresentam os fatores de risco mencionados”, ressalta.
O tratamento é realizado com a combinação de diferentes modalidades como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Quando em estágios iniciais, é possível tratar com opções terapêuticas menos invasivas, como ressecção local endoscópicas, sem necessidade de procedimento cirúrgico.
A prevenção primária está ligada às medidas que evitem o aparecimento do câncer. Hábitos saudáveis como não fumar e não se expor ao tabagismo passivo, ou seja, não inalar a fumaça exalada por outros fumantes. Além disso, o consumo não abusivo de bebidas alcoólicas e uma dieta rica em frutas, legumes e verduras também contribuem para a prevenção da doença. Já a prevenção secundária relaciona-se ao diagnóstico precoce, por meio de rastreio e exames médicos.
Serviço
O Hospital Amaral Carvalho (HAC) é uma instituição centenária referência no tratamento oncológico. A Instituição atendeu no último ano mais de 80 mil pacientes de todo o País. Primeiro serviço hospitalar do interior paulista especializado em câncer, a Instituição realiza mais de um milhão de procedimentos como radioterapia e quimioterapia e oferece ainda apoio social aos pacientes e acompanhantes, com mais de 60 mil diárias de hotelaria e 300 mil refeições gratuitamente em suas três casas de apoio.
Últimas Notícias