ORGANIZAÇÃO PARCEIRA DO TRANSPLANTE

ORGANIZAÇÃO PARCEIRA DO TRANSPLANTE
Ministério da Saúde reconhece Hospital Amaral Carvalho pelo relevante serviço prestado na área de doação e transplante de medula óssea.

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), recebeu do Ministério da Saúde o selo de “Organização Parceira do Transplante”, em reconhecimento ao relevante serviço prestado na área de doação e transplante de medula óssea. A instituição, referência nacional no tema, soma quase três décadas de atuação e mais de 4,6 mil transplantes realizados desde 1996.

O programa começou de forma modesta, com apenas quatro leitos e uma equipe movida pela vontade de fazer dar certo. Hoje, o HAC conta com uma estrutura de ponta: 28 leitos de internação, ambulatório com média de 25 atendimentos diários e um Hospital Dia com 20 leitos dedicados ao acompanhamento de pacientes no pós-transplante.

Cerca de 90% dos atendimentos são realizados pelo SUS, e os pacientes vêm de todos os estados do país. Para garantir acolhimento durante o tratamento — que pode durar até 100 dias —, o hospital mantém três casas de apoio, responsáveis por oferecer, anualmente, 60 mil diárias de hospedagem e 300 mil refeições com cardápio especializado.

Atualmente, o HAC realiza cerca de 240 transplantes de medula óssea por ano, sendo 12 alogênicos e 8 autólogos por mês. O serviço conta com uma equipe altamente especializada e o suporte de laboratórios de histocompatibilidade, virologia, biologia molecular e citometria de fluxo, além do apoio do Hemonúcleo Regional de Jaú, fundamental para a retaguarda hemoterápica.

“Este selo é um importante reconhecimento do trabalho realizado com muita dedicação por toda nossa equipe. Começamos com estrutura reduzida, mas com muita vontade de oferecer esperança a quem precisava”, destaca o médico Vergilio Rensi Colturato, coordenador do Centro de Transplante de Medula Óssea do HAC.

Um dos pacientes beneficiados pelo programa é o professor Carlos Alberto Rezende, de Campo Grande (MS), diagnosticado com aplasia medular severa.
“O transplante era minha única alternativa. Encontrei um doador 100% compatível e renasci em Jaú. O Hospital Amaral Carvalho me devolveu a vida”, contou.

Neste ano, o HAC deu mais um passo importante ao inaugurar o serviço de transplante hepático, em parceria com a equipe da BenHurMD, um dos principais centros de transplante de fígado da América Latina.

A diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro, reforça que a instituição segue ampliando sua atuação em alta complexidade:
“Somos referência em transplante de medula óssea e queremos seguir o mesmo caminho no transplante hepático. Este selo do Ministério da Saúde reafirma nosso compromisso com a inovação, a excelência e, acima de tudo, com a vida.”

21/Oct/25 - Acao Comunicativa
Facebook icon LinkedIn icon Twitter icon
Plataforma para acompanhar as destinações das verbas públicas para a saúde