MANDATO PELA VIDA
A defesa dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), a saúde, a defesa e proteção da mulher e a causa animal são as principais bandeiras da Deputada Estadual Clarice Ganem (PODE-SP). Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a parlamentar integra as comissões de Defesa e dos Direitos das Mulheres, de Saúde e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Ela também participa de diversas Frentes Parlamentares, entre elas a das Entidades Sociais, Santas Casas e Hospitais Filantrópicos; de Proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Combate e Enfrentamento às Drogas; em Defesa da Assistência Farmacêutica no Estado de São Paulo; em Defesa da Saúde Mental; pela Defesa da Vida e Proteção das Mulheres e Meninas; e de Proteção e Defesa dos Animais no Estado de São Paulo.
Entre os seus projetos de lei, destaca-se o PL 891/2023, que estabelece diretrizes para a implementação da Educação Especial e Inclusiva para educandos neurodivergentes nos estabelecimentos de ensino público e privado do Estado. Além de pessoas com autismo, o projeto abrange aquelas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Síndrome de Asperger; Síndrome de Tourette; Síndrome de Rett; Dislexia; Dispraxia; Epilepsia; Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Bipolar (TAB); Esquizofrenia, entre outras também consideradas neurodivergentes.
Ela também é autora do Projeto de lei 272/2023, que o briga a divulgação da ordem de espera de pacientes que aguardam a realização de procedimentos ofertados pela Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS) e nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). E do Projeto de lei 1032/2023, que autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias com tatuadores para prestar atendimento às pessoas que tenham sofrido ocorrências que resultaram em marcas na pele, como cicatrizes de retirada de mama em mulheres que tiveram câncer.
Clarice também apesentou projeto de lei para autorizar o Poder Executivo a instalar um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e um hemocentro em Indaiatuba. A deputada é mãe do Deputado Federal Bruno Ganem.