Junho, mês de conscientização sobre leucemia e anemia.
O mês de junho é marcado pela campanha de conscientização sobre leucemia e anemia, duas doenças que afetam o sangue e podem comprometer a qualidade de vida quando não diagnosticadas precocemente.
A leucemia é um tipo de câncer que atinge a medula óssea e interfere na produção das células do sangue. Já a anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina ou dos glóbulos vermelhos, diminuindo o transporte de oxigênio pelo organismo. Embora tenham causas diferentes, ambas podem apresentar sintomas como cansaço excessivo, fraqueza, palidez, tontura e falta de energia.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra milhares de novos casos de leucemia todos os anos. Já a anemia continua sendo um dos problemas de saúde mais frequentes no mundo, afetando milhões de pessoas, especialmente crianças, gestantes e idosos.
Manter os exames em dia, observar os sinais do corpo e procurar orientação médica diante de sintomas persistentes são atitudes essenciais. O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz e faz toda a diferença na saúde e na qualidade de vida.