MAIS VAGAS NO MULTISAÚDE
Subirá de 50 mil para 55 mil o número de teleatendimentos pelo Programa Multisaúde, do Governo do Estado de São Paulo, em 2022. A ampliação das vagas foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias pela relatora da LDO 2022, deputada estadual Damaris Moura (PSDB). “A saúde é uma das prioridades do meu mandato e eu prontamente acolhi essa emenda, dentre as 1.054 propostas pelos deputados ao orçamento”, enfatiza a parlamentar.
O Programa Multisaúde oferece teleconsultas com médicos especialistas em dermatologia e foi criado para reduzir o tempo de diagnóstico e de início de tratamento. Neste tipo de atendimento à distância são emitidos laudos e feitas sugestões terapêuticas. As consultas são intermediadas por médicos nas Unidades Básicas de Saúde locais. Em casos de suspeita de câncer de pele, por exemplo, o paciente é imediatamente encaminhado para a realização de biópsia e faz um exame mais preciso.
O câncer de pele responde por 33% dos diagnósticos de todos os tipos de câncer no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos são registrados a cada ano.
Além da ampliação das vagas para o Multisaúde, a deputada Damaris também acolheu emendas que ampliam de 250 mil para 260 mil os atendimentos pelo Corujão da Saúde e de 410 mil para 480 mil os agendamentos para retirada de medicamentos de alto custo.