CÂNCER DE PÊNIS

CÂNCER DE PÊNIS
Projeto da Deputada Estadual Marta Costa quer instituir a Semana de Conscientização e Prevenção do Câncer de Pênis em São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está discutindo O Projeto de Lei 258/2024, de autoria da Deputada Estadual Marta Costa (PSD-SP), que busca instituir a "Semana de Conscientização e Prevenção do Câncer de Pênis" em todo o Estado. A iniciativa, em tramitação na Comissão de Saúde, tem como objetivo aumentar a conscientização e a prevenção dessa doença ainda pouco discutida, mas de sérias consequências.

De acordo com o texto do projeto, a semana será celebrada anualmente em outubro, e terá como metas principais informar os homens sobre a importância dos cuidados preventivos e mobilizar a sociedade para divulgar informações sobre o câncer de pênis.

O câncer de pênis é um tumor que pode se manifestar de diversas formas, incluindo mudanças na cor e textura da pele, surgimento de nódulos e feridas que não cicatrizam. A doença, em sua maioria, atinge homens acima de 60 anos, mas pode afetar também jovens, especialmente fumantes e aqueles que não mantêm hábitos adequados de higiene íntima.

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e evitar amputações parciais ou totais do membro afetado, que podem acarretar sérios impactos físicos e psicológicos para o paciente.

Entre 2013 e 2022, o Brasil registrou quase 20 mil novos casos de câncer de pênis, com 1.933 novos casos apenas em 2022 e 459 amputações realizadas devido à doença. Em 2020, foram contabilizadas 463 mortes causadas pelo tumor.

Embora seja mais comum nas regiões Norte e Nordeste, o câncer de pênis representa cerca de 2% de todos os tipos de câncer que afetam os homens no Brasil. Os sintomas incluem feridas que não cicatrizam, coceira, queimação e mau odor, geralmente acompanhados de secreção branca. O tratamento é feito, majoritariamente, através da remoção cirúrgica das lesões. Nos casos de amputação parcial, o desempenho sexual pode ser preservado.

Pesquisa e referência Internacional

O Brasil tem se destacado no tratamento do câncer de pênis. O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, foi representado este ano no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, pela oncologista Patrícia Beato, que contribuiu com a apresentação do estudo Hércules Trial. Liderada pelo oncologista Fernando Maluf, a pesquisa visa aprimorar o tratamento da doença e tem potencial para ser desenvolvida globalmente nos próximos anos.


Foto: Agência Alesp

30/Sep/24 - Acao Comunicativa
Facebook icon LinkedIn icon Twitter icon
Plataforma para acompanhar as destinações das verbas públicas para a saúde