Câmara dos Deputados celebra 110 anos do HAC

A Câmara dos Deputados prestou homenagem no dia 24 de setembro ao Hospital Amaral Carvalho (HAC), sediado em Jaú (SP), em comemoração aos seus 110 anos de fundação. Referencia em oncologia e na realização de transplante de medula óssea, a instituição nasceu como maternidade em 1915 e hoje atende mais de 80 mil pacientes por ano, a maioria de forma gratuita.
A deputada Maria Rosas (Republicanos), que conduziu a solenidade em nome do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), autor da proposta, destacou o compromisso da instituição com a vida. “Tenho certeza que cada vez que as portas do hospital se abrem para receber um paciente, a esperança caminha alegremente pelas alas do hospital de mãos dadas com aqueles que buscam a cura do câncer. Vocês são exemplos para o Brasil e para o mundo. Que possamos, enquanto sociedade, continuar apoiando e fortalecendo instituições cujo verdadeiro patrimônio está no valor da vida, o bem maior dado por Deus”, afirmou.
O deputado Maurício Neves (PP-SP) celebrou sua parceria com a instituição. “Este ano o Amaral completa 110 anos de filantropia, amor e cuidado com os que mais precisam. Reafirmo meu compromisso de ser um lutador em nome do hospital aqui na Câmara dos Deputados, buscando recursos que sabemos que fazem a diferença. A política deve ser um meio para melhorar a qualidade de vida da população, sempre com respeito e amor ao próximo”, declarou.
Baleia Rossi (MDB) elogiou a trajetória do hospital. “Hoje a Câmara para para prestar essa homenagem, e pode parecer algo simples, mas não é. Este é o parlamento mais importante do Brasil, e estamos aqui para dizer: reconhecemos o trabalho de vocês. O Amaral Carvalho é exemplo de excelência e dedicação, e precisa sempre do apoio de voluntários e da sociedade”, declarou.
Já o deputado Jefferson Campos (PL-SP) afirmou ter “transformado uma dor pessoal em missão pública”, ressaltando que segue, ao longo dos mandatos, apoiando HAC: “Gratidão que vira compromisso renovado”, disse. O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) destacou o valor humano do atendimento oferecido pela instituição: “Nos momentos mais difíceis da vida estamos nos hospitais. Apoiar o Amaral Carvalho é um ato de amor e humanidade.” O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP), que compartilhou sua experiência como sobrevivente de um câncer, emocionou ao falar sobre a importância do voluntariado: “Muitas vezes liderado por mulheres, é a mão no ombro que diz ‘vamos em frente’. É a lei da semeadura: quem planta cuidado, colhe vida.”
Também presente à sessão, o deputado federal Vicentinho (PT) ressaltou o acolhimento como fator fundamental na recuperação dos pacientes. “Quando você chega a um lugar e é recebido com carinho, com história, com música e com atenção, isso é fundamental para a recuperação. Quero ter a alegria de conseguir recursos para ampliar ainda mais a rede de atendimento às famílias atendidas pelo hospital”, disse.
Compromisso com o futuro
O diretor administrativo do hospital, José Antônio Barata de Almeida Bueno, relembrou a trajetória de pioneirismo da instituição e anunciou novos projetos de expansão. “Chegamos aos 110 anos de história orgulhosos e com o compromisso reafirmado de trabalhar incansavelmente para honrar nossos princípios de humanização. Em breve, teremos novas unidades em Bauru e em Itu, nos mesmos moldes do Amaral Carvalho, ampliando ainda mais o atendimento à população”, afirmou.
O prefeito de Itu, Herculano Passos, destacou a importância da futura unidade do hospital na cidade. “A chegada do Amaral Carvalho a Itu é um avanço histórico, pois trará acesso facilitado a consultas, diagnósticos e tratamentos, reduzindo os deslocamentos dos pacientes e ampliando o alcance dos serviços de alta complexidade”, pontuou.
Força do voluntariado
A presidente da Associação Câncer de Palmital, Elizabeth Zouki, representando as ligas de combate ao câncer, lembrou a relevância do trabalho voluntário. “Estamos aqui para dar os parabéns a toda equipe que luta em prol dos pacientes oncológicos. O Amaral Carvalho abriu portas para que nossas ligas dessem apoio em 109 municípios, incentivando os pacientes a não abandonarem seus tratamentos. Nosso papel é levar qualidade de vida, esperança e mostrar que a doença tem cura”, destacou.
Reconhecimento nacional
O coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, destacou que o SUS representa a maior força de capilarização da democracia em saúde do Brasil, e que o Hospital Amaral Carvalho desempenha um papel essencial na oncologia, garantindo atendimento de excelência aos pacientes do SUS no interior de São Paulo. "Parabéns e obrigado, Hospital Amaral Carvalho!"
A sessão solene ressaltou o impacto do hospital não apenas no tratamento do câncer, mas também na vida de milhares de famílias brasileiras. Para os parlamentares, celebrar os 110 anos do Amaral Carvalho é reafirmar o compromisso do Estado e da sociedade com a ciência a serviço da vida, a solidariedade como princípio e a esperança como dever coletivo.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados