Hospital Amaral Carvalho promove Março Lilás

Hospital Amaral Carvalho promove Março Lilás
Mês será de ações que destacam importância de exames para rastreio do câncer do colo do útero
No próximo mês iniciamos a campanha Março Lilás, voltada para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás apenas do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, exceto o câncer de pele não melanoma. Foram estimados 17.010 novos casos para cada ano do triênio 2023-2025, o que representa uma taxa de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 
De acordo com dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital Amaral Carvalho, o tumor é o terceiro mais incidente nas mulheres em tratamento no hospital, apenas atrás do câncer de mama e o de pele não melanoma. Foram registrados em média 320 casos por ano no período de 2018 a 2022, sendo que mais de 50 por cento desses casos são em pacientes com idades entre 25 e 44 anos.
A doença tem desenvolvimento lento e pode não ter sintomas incialmente. Em situações mais graves, a mulher pode perceber sangramento vaginal intermitente ou após relação sexual, secreção vaginal anormal, dor durante a relação, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.
“Existe uma fase pré-câncer que pode se estender por até dez anos. É neste período em que essas lesões podem ser detectadas por exames de rastreamento como o teste de Papanicolaou, um exame fundamental para garantir o diagnóstico precoce e as melhores chances de tratamento”, comenta a médica ginecologista do Hospital Amaral Carvalho, Lenira Mauad.
Quando fazer o Papanicolaou? 
O exame é recomendado para mulheres que já tiveram relações sexuais, especialmente a partir dos 25 anos, periodicamente. É realizado gratuitamente pela rede pública de saúde.
A paciente Andrea Taliere do Prado descobriu uma lesão no exame. “Eu fiz o papanicolaou e descobri. Na época, eu estava grávida, mas consegui fazer o tratamento e hoje estou bem e curada”, comemora.
Como prevenir?  
“Existem maneiras eficazes de prevenir o câncer do colo do útero. A vacinação contra o HPV é uma delas. Além disso, o uso de preservativos em relações sexuais, especialmente com parceiros eventuais, é necessário para evitar a contaminação”, ressalta a médica.
As vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde a meninos e meninas entre 9 e 14 anos, em dose única. Apesar desses recursos disponíveis no Brasil, ainda há um alto número de casos diagnosticados anualmente, com milhares de mulheres perdendo suas vidas para essa doença. É fundamental manter os exames e cuidados em dia e compartilhar essas informações com todas as mulheres, de todas as faixas etárias.
Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico 
O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) oferece exames gratuitos de Papanicolaou há mais de 30 anos e continua desempenhando um papel crucial na detecção precoce e tratamento do câncer do colo do útero. O exame é bem simples e rápido e tem o objetivo de detectar alterações nas células do colo do útero que possam se tornar um tumor. 
O exame é feito gratuitamente e os pacientes interessados devem ligar e agendar horário pelo telefone (14) 3602-1241. Além disso, durante o atendimento são identificadas mulheres de risco para o câncer de endométrio e da vulva, posteriormente encaminhadas para atendimento médico e exames complementares como ultrassom transvaginal e videohisteroscopia.
27/Feb/25 - Acao Comunicativa
Facebook icon LinkedIn icon Twitter icon
Plataforma para acompanhar as destinações das verbas públicas para a saúde