Cabelos que salvam
O que você está fazendo com o seu cabelo? - Um corte de cabelo pode mudar o humor das pessoas. Doar cabelos tem o poder de aumentar a autoestima e ajudar no tratamento de quem tem câncer ou foi vitimada por escalpelamento.
A doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes submetidos à quimioterapia ou escalpelados já acontece em todo o país, mas vai ganhar força. A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 1° de agosto, o Projeto de Lei 610/21, do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), que cria campanha nacional para incentivar a doação de cabelo a pessoas carentes em tratamento de câncer ou vítimas de escalpelamento. A proposta segue para análise do Senado.
A cada ano, são registrados cerca de 320 mil novos casos de câncer em mulheres. Já os casos de escalpelamento (acidente em que o o couro cabeludo é arrancado, quando o cabelo fica preso no eixo do motor de embarcações) tem maior incidência no Estado do Pará e faz cerca de 11 vítimas por ano.
A campanha será realizada anualmente durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos para a recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento de câncer e vítimas de escalpelamento. As ações devem esclarecer os procedimentos e os locais onde podem ser feitas as doações.
Conforme o autor, a proposta visa especialmente beneficiar as mulheres. "A mulher precisa de uma força interior muito grande para vencer a doença. Tem também que vencer o constrangimento e a baixa estima com a queda do cabelo causada pelo tratamento", comentou.
Desde 2013, a entidade assistencial Anna Marcelina, vinculada ao Hospital Amaral Carvalho, recebe doações de cabelos e, com a ajuda de voluntários confecciona e faz manutenção de perucas para emprestar a pacientes em tratamento na Instituição.
"Nosso voluntário Benedito Oliveira, de Boituva, é quem faz as perucas. A paciente escolhe e pode usar pelo tempo que for preciso. Depois devolve, nós fazemos a higienização e complementação dos fios, se necessária, e deixamos pronta para emprestar a outra pessoa", explica a voluntária Rosemary Antonelli, que atua na Instituição há 19 anos.
Segundo o diretor de apoio social da Fundação Amaral Carvalho Eduardo Piragino, a Fundação Amaral Carvalho atende 95% dos pacientes pelo SUS. “A gente não consegue fazer tratamento de câncer sem fazer assistência social. É muito importante que a paciente resgate a autoestima, isso faz toda diferença no tratamento, mas nem todas têm condições de comprar uma peruca, que chega a custar cerca de R$ 1 mil.”
A doação de cabelo para a Entidade Anna Marcelina pode ser feita pessoalmente ou pelo correio no endereço: Rua Paulino Maciel, 285 – Chácara Braz Miraglia, Jaú/SP – CEP: 17210-090 / CNPJ 50.753.755/0001-35.
As mechas devem ter mais de 15 centímetros e serem cortadas com cabelo amarrado e seco.