Verbas da Saúde - Rastreamento das destinações das verbas públicas para a saúde
Em breve

SOBREVIDA ÀS FILANTRÓPICAS

SOBREVIDA ÀS FILANTRÓPICAS
Governo Federal publicará, nos próximos dias, Medida Provisória para liberar R$ 2 bilhões para hospitais filantrópicos e Santas Casas.

R$ 2 bilhões é o valor decidido pelo Governo Federal para ser destinado às entidades filantrópicas de saúde, por meio de uma Medida Provisória que deverá ser publicada nos próximos dias. A edição da MP está em fase final de tramitação nas áreas técnicas do Ministério da Saúde para ser enviada ao Ministério da Economia e à Casa Civil.

Nesta semana, o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirócles Veras, e diretores da entidade se reuniram com o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, para pedir urgência na publicação da Medida.

No final de maio, o próprio Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com representantes das filantrópicas e prometeu o auxílio financeiro, mas sem definir como seria feita a distribuição dos recursos. Segundo a CMB, foi solicitado que sejam adotados critérios técnicos, baseados no valor de produção SUS de cada hospital. Dessa forma, as entidades que produzem mais, em valores, receberão mais, pois são as que têm mais prejuízos gerados pelo subfinanciamento do SUS, que cobre apenas 60% dos valores gastos com cada paciente do Sistema Único.

No Brasil, existem cerca de 2.600 hospitais filantrópicos e Santas Casas, que, juntas, atendem 56% dos pacientes do SUS.

26/Jun/21 - Acao Comunicativa
Facebook icon LinkedIn icon Twitter icon
Plataforma para acompanhar as destinações das verbas públicas para a saúde