
Uma startup brasileira está utilizando tecnologia e mobilização comunitária para desenvolver soluções relacionadas ao desperdício de alimentos, à economia circular e à inclusão social.
A Plantah foi selecionada para participar do Web Summit Lisboa 2026, integrando uma missão apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e pelo Maravalley, hub de inovação da cidade do Rio de Janeiro.
A participação permitirá que a empresa apresente seus projetos a investidores, organizações e potenciais parceiros nacionais e internacionais.
Tecnologia conectada ao impacto social
Criada há aproximadamente um ano e meio, a Plantah começou como uma plataforma de conexão e engajamento socioambiental.
A startup passou a desenvolver diferentes soluções digitais para empresas, organizações e comunidades, utilizando a tecnologia para conectar demandas, organizar processos e estimular a participação.
Entre suas frentes estão parcerias para combater o desperdício de alimentos e facilitar a logística das doações no estado do Rio de Janeiro.
A empresa também desenvolve uma solução voltada à saúde de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, com recursos de um edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Produtos próximos do vencimento
Outro projeto em desenvolvimento é o Mercado Circular, um marketplace destinado à comercialização de produtos próximos do vencimento com preços reduzidos.
A proposta busca evitar o descarte de alimentos que ainda podem ser consumidos e, ao mesmo tempo, oferecer opções mais acessíveis aos consumidores.
O lançamento da plataforma e a ampliação das parcerias fazem parte dos próximos passos da startup.
Ao aproximar tecnologia, empresas, organizações sociais e comunidades, a iniciativa procura transformar desafios relacionados ao desperdício e à sustentabilidade em soluções capazes de alcançar mais pessoas.



