Ir para o conteúdo
Voltar para Notícias
Saúde

SIMPLES, BARATO E VITAL!

Projeto do deputado Alexandre Pereira, que trata sobre a prevenção do câncer colorretal, prevê a realização anual de exame que detecta a doença

18 de agosto de 2021 · Por Ação Comunicativa

SIMPLES, BARATO E VITAL!

É de autoria do deputado estadual Alexandre Pereira (Solidariedade-SP) o Projeto de Lei 1286 / 2019, que trata sobre a prevenção do câncer colorretal, o segundo que mais afeta homens e mulheres, no Brasil. Esse tipo da doença também foi o terceiro que mais matou em 2019, ano do último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2020, foram registrados 41.010 novos casos da doença e, em 2019, 20.576 óbitos.

Pela proposta, as unidades públicas de saúde do Estado de São Paulo deverão disponibilizar o exame FIT- Teste Imunoquímico para Pesquisa de Sangue Oculto, para adultos a partir de 50 anos, que deverão realizá-lo anualmente. Nos casos positivos o paciente será encaminhado para o exame de Colonoscopia.

Na justificação do projeto, o deputado explica que o teste de sangue oculto é capaz de flagrar tumores precocemente e é mais simples e barato aos cofres públicos. “Custa em média R$ 10, está indicado para todas as pessoas entre 50 e 75 anos e deve ser feito uma vez ao ano. Em contrapartida, uma colonoscopia, além de ser invasiva e complexa, custa em média R$ 650,00, e só deveria ser realizada em casos positivos no exame FIT - Sangue Oculto”, explica.

O projeto determina que o Poder Público poderá fazer convênio com entidades privadas para realização de mutirões voluntários para o rastreamento e prevenção do Câncer Colorretal. A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Assembleia Legislativa de São Paulo.

  • Saúde
  • Alesp
  • Projeto de Lei

Notícias relacionadas

Tórax de um homem adulto com cicatriz de cirurgia na região do peito
14/10/2026Por Ação Comunicativa

Câncer de mama em homens costuma ser diagnosticado em estágios mais avançados

Embora seja mais frequente entre mulheres, o câncer de mama também atinge homens e costuma ser identificado em estágios mais avançados. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), baseado em registros hospitalares do Instituto Nacional de Câncer (Inca), identificou 2.126 casos masculinos entre mais de 163 mil registros da doença no período de 2020 a 2023. O alerta, divulgado durante o Outubro Rosa, reforça a importância da conscientização sobre os sinais da doença e da busca por avaliação médica diante de alterações suspeitas.

Leia mais
Bombeiros em uniformes amarelos combatendo um incêndio em área de vegetação
14/10/2026Por Ação Comunicativa

Fiocruz alerta para impactos das queimadas na saúde indígena no Amazonas

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram um levantamento sobre os impactos da poluição atmosférica provocada por queimadas e incêndios florestais no Amazonas. O estudo identificou episódios de concentração de poluentes acima dos parâmetros internacionais de qualidade do ar, destacando os riscos para comunidades indígenas e populações com dificuldades de acesso aos serviços de saúde. A pesquisa reúne dados sobre material particulado fino, focos de incêndio e previsões de qualidade do ar, oferecendo informações que podem apoiar ações de vigilância, prevenção e proteção à saúde.

Leia mais