
O Brasil registrou, em 2025, 118.037 casos de malária contraídos no território nacional, o menor número desde 1978. O resultado representa uma redução de 15% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
118.037 casos
Malária em 2025
Menor número de casos de malária registrados no Brasil desde 1978.
A queda também foi observada nas formas mais graves da doença. Em 2025, os casos de malária grave diminuíram 30,7%. O número de mortes passou de 56, em 2024, para 39 em 2025, uma redução de 30%.
Avanços no diagnóstico e no tratamento
Segundo o Ministério da Saúde, os resultados acontecem em um contexto de ampliação do diagnóstico, da oferta de testes, do acesso ao tratamento adequado e da introdução da tafenoquina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Incorporada em 2023 e ofertada pelo SUS a partir de 2024 para o público inicialmente indicado, a tafenoquina é administrada em dose única e possui ação prolongada, contribuindo para prevenir novas manifestações da malária.
Até junho de 2026, mais de 33,7 mil pessoas haviam utilizado o medicamento no país.
Desde março de 2026, o tratamento também está disponível em formulação pediátrica para crianças a partir de dois anos de idade e com peso mínimo de 10 quilos. Até junho, 1.446 crianças e adolescentes haviam recebido o medicamento.
Resultados também aparecem na saúde indígena
No Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, 1.515 pessoas receberam tratamento com tafenoquina.
Entre março e junho de 2026, as recaídas de malária diminuíram 61,9% em comparação com o mesmo período de 2025.
Entre janeiro e julho, o número de casos da doença nesse território caiu de aproximadamente 17 mil para 7,6 mil.
Ciência, acesso e saúde pública
A redução dos casos mostra como avanços científicos podem ganhar impacto coletivo quando acompanhados por estratégias de diagnóstico, acesso ao tratamento e políticas públicas de saúde.
O enfrentamento da malária ainda representa um importante desafio, especialmente em áreas de difícil acesso. Os números mais recentes, porém, apontam avanços relevantes no controle da doença no Brasil.
- Saúde
- Ciência
- Saúde Pública
Fontes e referências
Ministério da Saúde
Malária: com medicamento inovador, Brasil registra menor número de casos em quase 50 anos
Dados oficiais sobre casos, mortes, formas graves da doença e utilização da tafenoquina no Brasil. Publicado em 17 de agosto de 2026.
Acessar fonteMinistério da Saúde
Nota Técnica nº 2/2026 sobre tafenoquina e testagem de G6PD
Documento técnico sobre a ampliação da testagem de G6PD e do uso da tafenoquina para tratamento da malária por Plasmodium vivax.
Acessar fonte



