Ir para o conteúdo
Voltar para Notícias
Tecnologia

Brasil 6G testa tecnologias para detectar incêndios e apoiar áreas rurais

Programa brasileiro já desenvolveu 27 protótipos e apresentou aplicações para conectividade, agricultura e monitoramento ambiental.

26/10/2026 · Por Ação Comunicativa

Participante usa óculos de realidade virtual em demonstração de tecnologia em área de plantação

Tecnologias de sexta geração desenvolvidas no Brasil já estão sendo testadas em aplicações relacionadas à agricultura, ao monitoramento ambiental e à conectividade em áreas remotas.

Os avanços foram apresentados durante o quarto Workshop Brasil 6G, realizado entre 20 e 22 de outubro no Instituto Nacional de Telecomunicações, o Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

O encontro reuniu 22 palestrantes e representantes de 13 instituições envolvidas no desenvolvimento das futuras redes móveis.

Tecnologia aplicada a desafios reais

Durante a programação, foram demonstrados nove projetos desenvolvidos no âmbito do Brasil 6G.

Entre as aplicações estavam soluções para detectar incêndios por meio da análise de imagens, monitorar lavouras com drones, controlar sistemas de irrigação remotamente e ampliar a conectividade em regiões afastadas.

As demonstrações mostram que o desenvolvimento das futuras redes móveis pode apoiar serviços relacionados à produção rural, à preservação ambiental e ao acesso à tecnologia.

Pesquisa e formação científica

Entre 2021 e 2026, o programa contabilizou 27 protótipos, duas patentes, 181 artigos publicados em periódicos e 166 trabalhos apresentados em congressos.

As atividades também contribuíram para a produção de dez teses e 46 dissertações.

O Brasil 6G é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a RNP, e executado em parceria com o Inatel, o CPQD e oito universidades brasileiras.

Uma nova fase está prevista para começar em março de 2027, integrando pesquisas em redes móveis, inteligência artificial e computação de alto desempenho.

Fontes e referências

Notícias relacionadas